Conheça a ExPerT

A expert é uma organização sem fins lucrativos de pesquisadores especialistas em educação profissional e tecnológica, focado na produção e disseminação de conhecimento qualificado.

Nossa missão é transformar
Pesquisa em educação

Combinamos rigor técnico e análise de dados para promover o desenvolvimento da educação, sempre buscando a excelência na produção e disseminação do conhecimento.

Nossos Pesquisadores

É pesquisador de carreira do INEP desde 2008.Tem pós-doutorado em Public Policies pela Stanford University, instituição em que atuou como Pesquisador Visitante. É Doutor em Educação (UnB), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFB) e Engenheiro em Eletrônica e Telecomunicações (UTFPR). Com ampla experiência na gestão de políticas educacionais, já ocupou os cargos de Coordenador Geral de Orientação e Controle da Educação Superior (SESu/MEC), Coordenador Geral de Estudos Regulatórios (SERES/MEC), Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (SETEC/MEC), Diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas (IFSC/MEC), Coordenador Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais (INEP), Coordenador Geral de Estudos Educacionais (INEP) e Diretor de Estudos Educacionais (INEP), lideradando os estudos de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE).No campo da EPT,notabilizou-se pela concepção, projeto e implantação da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente que fornece as estatísticas oficiais da Rede Federal, e pela liderança do Grupo de Pesquisa e Avaliação em Educação Profissional e Tecnológica (INEP). Além das atividades de gestão e pesquisa, destaca-se como Professor e Consultor especializado em indicadores educacionais e na gestão baseada em evidências.

Doutorada em Educação pela Universidade de Brasília na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação (2011) e mestrado em Gestão da Educação (2000); mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal de Brasília, 2022); graduação em História e em Ciências Sociais, Antropologia (1993) pela Universidade de Brasília (1986); e em Pedagogia (Universidade Católica de Brasília, 2022). Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atua principalmente nos seguintes campos: Políticas públicas e gestão da educação; Educação Profissional e Tecnológica.

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Especialista em Auditoria. Também é especialista em políticas públicas. É pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde 2009.

Gustavo Henrique Moraes

Susiane de S. Moreira O. da Silva

Ana Elizabeth M. da Albuquerque

Publicações recentes

Aprendizagem profissional no Brasil: uma estratégia de educação e trabalho

Índice de Iniquidades Interseccionais (Triplo I) e Índice de Qualidade com Equidade (IQE)

Depois do ensino médio: o direito à educação e ao Trabalho no novo PNE

As taxas de conclusão da educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional, uma face a mais da exclusão